quinta-feira, 31 de março de 2011

Questão 40 - Gabarito Extra - Oficial - Exame de Suficiência - CFC


Quem atingiu os 25 pontos ?

e

Faltam quantas ?


Questão 40


Assinale a opção correta: 

ITEM I 

A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileira de Contabilidade. CORRETO


Código de Ética do Contador

Art. 3º No desempenho de suas funções, é vedado ao contabilista:

XIII – aconselhar o cliente ou o empregador contra disposições expressas em lei ou contra os Princípios Fundamentais e as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade;


Descumprimento de Determinação Expressa do CRC -  Advertência reservada, censura reservada ou censura pública

No manual : Abordagens Éticas para o Profissional Contábil, publicado pelo CFC em 2003.


ITEM II

Os ativos avaliados pelo seu valor de liquidação baseiam-se no Princípio da Continuidade, pressupondo que a Entidade continuará em operação no futuro. INCORRETO

CPC - Estrutura Conceitual

23. As demonstrações contábeis são normalmente preparadas no pressuposto de que a  entidade continuará em operação no futuro previsível. Dessa forma, presume-se  que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem  reduzir materialmente a escala das suas operações; se tal intenção ou necessidade  existir, as demonstrações contábeis terão que ser preparadas numa base diferente e,  nesse caso, tal base deverá ser divulgada. 

Atenção:

Princípio do Registro do Valor Original - Valor Original, que ao longo do tempo não se confunde com o custo histórico, corresponde ao valor resultante de consensos de mensuração com agentes internos ou externos, com base em valores de entrada - a exemplo de custo histórico, custo histórico corrigido e custo corrente; ou valores de saída- a exemplo de valor de liquidação, valor de realização, valor presente do fluxo de benefício do ativo e valor justo. 

NBC T 19.6 – REAVALIAÇÃO DE ATIVOS

19.6.3.3. A descontinuidade operacional de bens reavaliados implica na necessidade de alteração do critério de avaliação para o registro pelo valor original, estornando-se a parcela da reavaliação incluída no ativo, as respectivas reservas de reavaliação e a provisão dos tributos incidentes sobre a reavaliação.

Esta situação descrita por Iudícibus  na seguinte afirmativa: se o contador julgar que a entidade não terá condições de continuar operando por muito tempo (teoricamente, isto seria detectado no ponto em que o valor atual dos fluxos futuros de caixa gerados pela entidade for menor que seu valor de realização), esta circunstância deveria ser claramente apontada. Não se aplicariam, no caso, os princípios de Contabilidade, na continuidade tal como se encontram hoje, e os ativos seriam avaliados por seu valor provável de realização.

ITEM III 

A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. CORRETO

CPC - Estrutura Conceitual

43. Quando há demora indevida na divulgação de uma informação, é possível que ela  perca a relevância. A Administração da entidade necessita ponderar os méritos  relativos entre a tempestividade da divulgação e a confiabilidade da informação  fornecida. Para fornecer uma informação na época oportuna pode ser necessário  divulgá-la antes que todos os aspectos de uma transação ou evento sejam  conhecidos, prejudicando assim a sua confiabilidade. Por outro lado, se para  divulgar a informação a entidade aguardar até que todos os aspectos se tornem  conhecidos, a informação pode ser altamente confiável, porém de pouca utilidade  para os usuários que tenham tido necessidade de tomar decisões nesse ínterim. 
Para atingir o adequado equilíbrio entre a relevância e a confiabilidade, o princípio  básico consiste em identificar qual a melhor forma para satisfazer as necessidades  do processo de decisão econômica dos usuários.



38. Para ser confiável, a informação constante das demonstrações contábeis deve ser  completa, dentro dos limites de materialidade e custo. Uma omissão pode tornar a  informação falsa ou distorcida e, portanto, não-confiável e deficiente em termos de  sua relevância.




Apenas a I e a III são corretos.


LETRA B




46 comentários:

  1. Faltam 2...porém quero pelo menos 28 para garantir!

    ResponderExcluir
  2. eu quero saber 2 coisas, a resposta da 11 e da 2??? ficou em qual mesmo??

    ResponderExcluir
  3. muito boa sua pergunta carvalho, pra mim nao tem como ser outra coisa diferente de 11 C e 2 D. Inclusive perguntei a um professor da UFRJ e outro de um curso preparatorio pra concursos que faço e os dois concordaram comigo.

    Mas sao questoes polemicas. O professor Cristhian colocou como gabarito 11 A 2 B ou D.

    ResponderExcluir
  4. professor..a resposta da questao 26 ficou sendo alternativa D mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Faltando uma questão (desempenho não tão satisfatório, mas por enquanto suficiente). Muito obrigada por minimizar a tensão de tantos bacharéis. O fórum de contabilidade está um máximo , é incrível a participação da classe, e lá os agradecimentos a este blog são inúmeros.

    Obrigada,Prof. Christian.

    ResponderExcluir
  6. Até agora acertei 21...

    Mas, falta a resposta das QUESTÕES:

    2)Marquei LETRA D,
    20)Marquei LETRA C,
    38)Marquei LETRA B,

    Como ficaram estas questões Professor?

    ResponderExcluir
  7. Astolfo, vou ficar com a D, analisando com a teoria de custos.
    A 11 e a 2, estou com o mesmo posicionamento, discuti a questão com mais professores da cadeira de contabilidade geral, também viram outras possibilidades do lançamento.

    O que eles me argumentaram que essas questão será resolvida pela banca, pois o fato não foi bem classificado, podendo haver outras interpretações.

    Também recebi e-mails e mensagens de vários professores do Brasil, que estão acompanhando o blogger, também não estão com o posicionamento firme nessas questões.

    Gostaria de agradecer a participação !

    Fico feliz !!!

    Temos que aguardar para ver o posicionamento da Banca sobre as questões.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. A QUESTÃO 2- ARESPOSTA É "D", pois assim vc terá seus valores a valor presente e estará contabilizando as receitas de acordo com o princípio da competência visto que a receita financeira só será realizado ao longo dos meses.
    E a questão 11 a resposta é a letra "C" pq primeiro não é despesa pq é referente ao aluguel do galpao onde é a area da produção sendo assim é custo e segundo o fato gerador da despesa ocorreu em dezembro o que ocorreu em janeiro foi o pagamento, como se trata de aluguel vc pode reconhecer a despesa(custo) de duas maneiras ou no momento do fato gerado ou no momento do pagamento como ja observei no manual de contabilidade na parte de leasing operacional + sendo a primeira + correta e ainda mais pois se trata de uma indústria.

    ResponderExcluir
  9. Professor mas mesmo com o posicionamento da banca, as questões 2 e 11 ao seu ver, são passíveis de anulação? E qual a probabilidade pra que isso aconteça?

    Grata.
    Estou com 26 acertos, porem pra margem de segurança preciso de 30.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  10. Faltam 4 pra mim, porem, se a questao 4 for D e a questao 11 for C, vai ficar faltando apenas 2 questoes para acerta...

    Aproveito para parabenizar e agradecer o professor por estar nos ajudando nesse momento de tensao... nao deixarei mais de visitar esse blog!!!

    Abracos e boa sorte a todos !!!

    Sergio

    ResponderExcluir
  11. Em relacao a questao 33 e 38, alguem sabe me dizer as respostas?
    E em relacao a 32, a resposta eh a letra A?

    ResponderExcluir
  12. Prof. Christian Abrão e hoje a tarde continuaremos no mesmo ritimo da manhã?

    ResponderExcluir
  13. Estou com 28 acertos, mas preciso da confirmacao das questoes 32,33 e 38... ( 33 e 38 nao achei a resposta do professor e a 32 acho que eh a resposta certa a letra C)

    ResponderExcluir
  14. Astolfo, voce concorda com a 32?
    E essa 33 B e 38A, eh sua opniao ou a do professor?
    VLW

    ResponderExcluir
  15. PRA MIM SO FALTA 14, TO GARRADO COM DEUS DE AGORA PRA FRENTE

    ResponderExcluir
  16. Joao, o que postei sao as respostas do professor Cristhian. Eu nao concordo somente com a questao 32. No meu ver uma questao simples que nem precisariamos fazer calculo, somente analisar o grrafico. Que teria como resposta correta letra C.
    Entretanto o prefossor Cristhian fez varios calculos que nao entendi muito bem ( minha noçao de estatistica e reduzida..rs ) e chegou a uma resposta aproximada. Que seria letra A. Com todo respeito ao nosso nobre professor Cristhian eu continuo com a esperança dessa questao ser somente de interpretaçao grafica teno a letra C como resposta

    ResponderExcluir
  17. Ok, Astolfo eu nao achei no blog a 33 e nem a 38, mas concordo com sua opniao sobre a questao 32, o torço pra ser isso mesmo...

    Abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  18. SENHOR Christian Abrão de Oliveira... APOSTO QUE SEU BLOG JA RENDEU MUITAS VISUALIZAÇÕES, ENTRETANTO, APOSTO QUE TAMBEM PERDEU UM BOM DINHEIRO POR NÃO TER UTILIZADO DO MÉTODO QUE O BLOGSPOT OFERECE PARA REMUNERAÇÃO POR PUBLICIDADE EM BLOGS...

    ResponderExcluir
  19. Alguém pode me ajudar???? Estou vendo o blog pela internet do celular então ta complicado ficar voltando as questões para ver qual foi o resultado final..

    Como teve questionamento nos blogs, seguem as questões que estou com dúvidas:

    2 - B ou D
    11 - A ou D
    21 - C ou D
    26 - C ou D
    32 -
    38 - A ou C

    Muito obrigada!!! Estou no blackberry então esta bem complicado

    ResponderExcluir
  20. 2 - B OU D, ainda indefinido
    11 - A ou C, indefinido
    21 - A, segundo prof. cristhian
    26 - D segundo prof. cristhian
    32 - A, segundo prof. cristhian
    38- A, SEGUNDO PROF. CRISTHIAN

    ResponderExcluir
  21. A questão 33 é repetida de concurso público.
    A mediana de número ímpar de uma série desordenada.

    ResponderExcluir
  22. Astolfo a questão 32, está no livro que indiquei, para resolver deve-se buscar a área do desvio padrão, os valores tinham que estar dentro da área, mas nenhuma alternativa apresentou exatidão, apenas aproximação do ponto máximo, de 1000.

    Assim, tanto a letra A, B e D atendem aproximadamente o cálculo. Estão próximas e não estão precisas.

    Particularmente acho que foi uma questão inapropriada, para essa prova.

    ResponderExcluir
  23. Nossa!... pra mim só falta uma... mais tem q ter margem de erro. rsrs!!!

    ResponderExcluir
  24. Vamos lá!!!

    Estou terminando alguns trabalhos, mais tarde vou desenvolver mais questões!


    Abraços!!

    : )

    ResponderExcluir
  25. Ok. Obrigado professor pelo empenho em nos ajudar.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  26. Olá, Professor!
    Agradeço o seu empenho em corrigir a prova, estou super ansiosa, fico vidrada vendo se tem alguma postagem nova.

    ResponderExcluir
  27. Olá, Professor!!!

    Será se vai ser anulada alguma questão mesmo?

    Valeu pela dedicação.

    ResponderExcluir
  28. essa questao da mediana foi engraçada p mim rsrs somei a coluna 1 (500) e a coluna 7(440)=940/2 470 srsr

    ResponderExcluir
  29. EU TO FUFU...ATE AGORA ACERTEI 19...AIAIA JA TO VENDO DE FAZER DE NOVO HEHEHEHEHE

    ResponderExcluir
  30. Esta postagem foi removida pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. prof. quais são as questões que poderá ser anulada mesmo? estou torcendo por isso. kkkk

    ResponderExcluir
  32. Professor nós aqui de Mossoró, Rio grande do Norte, estamos muito agradecidos pelo seu empenho em nos ajudar, o mundo precisa de pessoas assim!
    Um grande Obrigado!

    ResponderExcluir
  33. Professor o senhor vai corrigir as questões restantes ?? Estamos tão tenso. O senhor não sabe como tá sendo importante essa correção para nossos corações. Valeu

    ResponderExcluir
  34. Professor ajuda aí, quando vai terminar de postar as questões restantes?

    ResponderExcluir
  35. Professor de todo o Brasil agora rsrsr nós de Parnaíba Piauí agradecemos a sua ajuda.
    abraço

    ResponderExcluir
  36. Esta postagem foi removida pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. entrar com recurso contra o q? nao sabemos nem o gabarito ainda..rs

    ResponderExcluir
  38. Se na espera do gabarito todos estamos nesta ansiedade, imaginem como ficaremos no período de recursos e de suas análises que será o que, efetivamete, definirá o sucesso, ou não, de muitos.

    ResponderExcluir