quarta-feira, 28 de março de 2012

EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012 I EPCC Questão 49





EPCC Questão 49
Professor João Marcos
EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012


Questão 49

Evidências de informalidade na conversa:

II - O Uso de palavras no diminutivo como sinalzinho, bonitinho e correntinhas são palavras utilizadas em conversas informais e não são recomendadas em textos científicos que privilegia a norma culta da língua.

IV – As palavras avalanche e desconcertante no teor da conversa remetem a linguagem coloquial. Avalanche por exemplo, é uma palavra que na norma padrão não remete a idéia de quantidade, como colocado no texto “avalanche de manifestações”, para isso existem os advérbios, mas no contexto informal pode ser utilizada sem problemas.

I – O uso de pronomes átonos como o “se” e o “me” estão bem colocados e segue a regra gramatical padrão de estarem próximos ao verbo.

III – As expressões citadas não transmitem a idéia de informalidade, Razão Social, por exemplo, é uma expressão técnica, muito formal até.

Resposta: Número II e IV – Letra D

Obs. Em breve uma nova análise da questão 25

8 comentários:

  1. Não vejo que a informalidade esteja no nome "Razão Social" e sim na expressão: "Em tudo que é ..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem acho que a informalidade está em " em tudo que é...."

      Excluir
  2. Também concordo com o pessoal aí de cima, , não existe formalidade em falar "Essa não" isso é palavriado de adolescentes, e nunca em um texto formal, vamos ouvir essa expressão, o professor devia analisar novamente a questão. Essa é a única de todas que eu descordo, mais vamos esperar o gabarito oficial.

    ResponderExcluir
  3. Acredito ser a assertiva "C" a correta da Questão nº 49.

    ResponderExcluir
  4. "sem perceber que jamais soube como designar esse sinal sem nome,sempre diante de meus olhos,constante EM TU QUE É razão social de firma ou companhia " acredito que seja informal...

    FORMAL SERIA " sem perceber que jamais soube como designar esse sinal sem nome,sempre diante de meus olhos,constantes em razões sociais de firma ou companhia "

    ResponderExcluir
  5. De fato, analisando com mais cuidado, até porque não sou Professor de Português, a assertiva III apresenta uma carga maior de informalidade.

    ResponderExcluir
  6. "A quantidade de pessoas é apenas o início da avalanche de fãs que deve se aglomerar na região da cidade nas próximas horas. Folha de São Paulo, 07/07/2009"
    "A fabricante do iPhone dividiu clientes recentemente ao permitir --talvez por erro-- a distribuição do primeiro aplicativo considerado abertamente pornô. Mas a permissão durou pouco, devido à avalanche de críticas. Folha de São Paulo, 08/07/2009"

    Como pode ser linguagem informal, se até a folha de São Paulo utiliza a expressão avalanche no Jornal (sendo que os livros dizem que linguagem formal é aquela uitilizada nos jornais). Tenho certeza, é a letra C.

    ResponderExcluir
  7. A palavra "avalanche" apresenta sentido claramente como conotativo, onde a linguagem de sentido conotativo não é utilizada em padrões de linguagem formal.

    ResponderExcluir