quarta-feira, 28 de março de 2012

EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012 I EPCC Questão 25


EPCC Questão 25
Professor João Marcos
EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012

Questão 25

É preferível responder esta questão analisando cada assertiva:

a) Falsa: É possível inferir por meio dos dados que essa situação não aconteceu, pois é verdade que o endividamento aumentou, conforme apresentado pelo Quociente de endividamento, mas a Rentabilidade dos proprietários, medida pela rentabilidade sobre o P.L. aumentou

b) Falsa: O Mais provável é que o Lucro Liquido caiu no mesmo ritmo do Ativo Total, mantendo o retorno em 15%.

c) Falsa: Pelo contrário, está mais lucrativa do ponto de vista dos proprietários, como pode ser observado pelo Retorno sobre o P.L. e mais arriscada conforme mostra o quociente de endividamento, que está em ascenção.

d) Verdadeira: O Custo do Capital é inferior ao retorno, pois a empresa esta captando a uma taxa inferior a 15% e obtendo um resultado superior em termos de rentabilidade tanto sobre o P.L e sobre o A tivo. Essa conclusão remete ao conceito de Alavancagem Financeiram em que a Empresa capta recursos de terceiros, aplica-os em ativos de rentabilidade superior e com isso alavanca a lucratividade. Essa situação é observada na empresa em questão, com o endividamento e rentabilidade sobre o P.L. em alta.

Revisão da Questão 25

Alguns comentários foram postados questionando a resposta desta questão, sendo assim, resolvi avaliar os questionamentos.

Primeiro Lugar: Fica evidente que a assertiva A e C não procedem, pois a Rentabilidade dos proprietários aumentou o que pode ser verificado pela evolução do índice Rentabilidade sobre o Capital Próprio “18%, 21% e 24”, que é calculado através da seguinte fórmula: LL / PL.
Segundo Lugar: Os questionamentos foram no sentido de que a letra B é a correta, vamos as explicações:

O Giro de Ativo é calculado através da fórmula: Receita Liquida / Ativos Totais, alguns livros trazem como Venda / Ativo Total, ou ainda, Vendas / Ativo Médio (Média dos 2 últimos anos), mas o que é importante saber é que: “O quanto cada 1,00 de Ativos gerou de receita para empresa, portanto, quanto maior melhor, sendo que, neste contexto, a expressão giro mostra quantas vezes os ativos se renovaram no decorrer do ano”. Sendo assim é possível inferir que, com um maior Giro do Ativo fruto de uma elevação das receitas em velocidade superior ao crescimento dos ativos a rentabilidade tende a aumentar desde que, as despesas estejam sobre controle. Nesta assertiva a afirmação é que a taxa de retorno se manteve mesmo com a queda da Margem Liquida (LL / Receita Liquida), portanto é p ossível concluir que as Vendas aumentaram e o lucro caiu em termos relativos, e também, houve redução dos ativos, mas a queda relativa do lucro possivelmente foi em um ritmo inferior a queda dos ativos, o que permitiu manter a rentabilidade.
Terceiro Lugar: A assertiva D remete ao conceito de Alavancagem Financeira, a capacidade de utilizar recursos de terceiros e acelerar a rentabilidade sobre o capital próprio, em outras palavras, em se utilizando de uma proporção maior de recursos de terceiros em detrimento do capital próprio é possível acelerar a rentabilidade. O Calculo da Alavancagem é feita da seguinte forma: ROE / ROA que no exemplo em questão está aumentando saiu de 1,2 para 1,6, ou seja, pela utilização de capital de terceiros o resultado dos proprietários foi alavancado em 20% inicialmente e 60% posteriormente. Isso só é possível se a Rentabilidade do Patrimônio Liquido for superior a rentabilidade dos Ativos, em outras palavras, a Alavancagem Financeira é o incremento da Rentabilidade através do Endivida mento, com um risco maior é claro. Mas isso acontece se o custo de capital for inferior a Rentabilidade, tanto sobre o capital próprio quanto sobre o Ativo, em especial sobre o Ativo.

Desta forma, temos ai duas possibilidades nesta questão: Letra B e D.

13 comentários:

  1. Acredito ser a assertiva "B" para questão nº 25.
    Infelizmente a explanação divulgada pelo BLOG indicando a assertiva "D" como correta foi pouco plausível.

    ResponderExcluir
  2. Encontrei nos livros como resposta a alternativa B?? E eu marquei a mesma...Professor favor verifique...

    ResponderExcluir
  3. Na 25 acho que é a B:

    Rentabilidade do Ativo: Lucro Líquido/Ativo x100.

    Margem Líquida: lucro líquido/ Vendasx100.

    Giro do Ativo: Vendas/ Ativo

    Exemplo. Rentabilidade do Ativo: 1° 15/100= 15% 2°15/100= 15% 3° 15/100= 15%

    Margem Líquida: 1° 15/150= 10% 2° 15/250= 6% 15/300= 5%

    Giro do Ativo: 1° 150/100= 1,5 2° 250/100= 2,5 3° 300/100= 3

    ResponderExcluir
  4. Justamente Alvaro não concordo com a análise feita, acredito que a resposta correta seja a alternativa B

    ResponderExcluir
  5. PELO AMOR DE DEUS!!!

    DEIXA NA ALTERNATIVA D MESMO...


    RSRSRS

    ResponderExcluir
  6. Queria saber era a resposta da 05,10 e 15, anciosa pra saber...

    ResponderExcluir
  7. professor, essa questão pode ser anulada? Gostariamos de saber quel é a certa?

    ResponderExcluir
  8. também queria saber a 5, 10 e 15 faltam duas para mim de seis que os professores faltam corrigir! muito apreensivo

    ResponderExcluir
  9. Como disse a assertiva B e D são possíveis, pois o aumento do giro do ativo tende a elevar a rentabilidade do ativo como explicado e o aumento da alavancagem (maior dependência de capital de terceiros com maior rentabilidade) só é possível se o custo de capital for inferior a rentabilidade auferida. Temos aí uma questão passível de recurso.

    ResponderExcluir
  10. Professor como podemos dar andamento em recurso nesta questao?

    ResponderExcluir
  11. professor por favor nos ajude a fazer o recurso desta questão 25 estou precisando dela para passar.

    ResponderExcluir
  12. Olá Professor João Marcos,

    Recebi hoje a noticia triste que a questão 25 não foi anulada, percebi que mediante a explicação do senhor esta questão possui duas resposta verdadeira, sendo esta passivel de anulação por contrariar o edital, que reza sobre uma unica alternativa correta.

    Poís bem, assim como existem outrs tantos que ficaram por uma questão, comigo essa situação ainda é mais agravante, pois preciso do crc para assumir um cargo publico.

    Vou entrar na justiça para rever esta questão, preciso muito do auxilio do senhor para fundamentar cientificamente esta resposta. Gostaria de deixar meu email para contato: jhsinri84@hotmail.com

    Gentilmente,

    José Henrique da Silva

    ResponderExcluir