domingo, 24 de março de 2013

Questão 18 - Exame de Suficiência 2013/1 - Gabarito dos Professores – Comentado

Questão 18 - Exame de Suficiência 2013/1 - Gabarito dos Professores – Comentado
A remuneração do Supervisor é um custo:

Alternativa C.
 
C) Indireto, independente de o objeto do custeio ser o produto ou o setor.
Todo custo que não está ligado diretamente ao produto fabricado será considerado indireto.
 
Em Goiânia - GO, 24 de março de 2013 as 17h45'

8 comentários:

  1. Uma duvida mas na B fala assim: B Direto, se o objeto do custeio for produto e indireto se o objeto de custeio for o setor. Não seria essa correta? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, o salário do supervisor nunca será custo direto quando relacionado ao produto por um principio básico, o custo direto é aquele que pode ser alocado diretamente a um produto específico, já o custo indireto é o que precisa de uma base de rateio para alocação. No enunciado da questão diz que a função do funcionário é supervisionar a área de corte de 50 TIPOS DE PRODUTO, ou seja, o salário do supervisor teria que ser rateado para 50 produtos diferentes, portanto custo indireto.
      Neste caso, também acho que a resposta do professor Raniel está errada. Não há base conceitual para a frase: "Todo custo que não está ligado diretamente ao produto fabricado será custo indireto". A base conceitual não se refere a produto e sim a OBJETO DE CUSTO, ou seja, um objeto de custo pode ser um produto ou um setor. Neste caso, o salário do supervisor seria um custo direto se o objeto de custo for o setor já que ele trabalha exclusivamente no setor de corte.

      Abaixo copio o conceito de custo direto:

      "É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um PRODUTO, LINHA DE PRODUTO, CENTRO DE CUSTOS ou DEPARTAMENTO."

      Na minha opinião, a resposta correta é a D.

      Excluir
    2. Pessoal, entrei com um recurso com minhas palavras, mas com a mesma linha de raciocínio do Miguel. ainda acrescentei este texto que está no portal de contabilidade:
      Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

      Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.

      São aqueles que apenas mediante aproximação podem ser atribuídos aos produtos por algum critério de rateio.

      Exemplos:

      1. Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.

      2. Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.

      A partir daí coloquei a mesma informação que ele citou, pois marquei a letra C.

      Excluir
  2. Eu entendi da seguinte forma:
    Dentro do setor de corte, existe mais de uma atividade, por exemplo, funcionários que cortam e supervisionam, como é o caso dele.
    Então pra ser direto, teria que ser relacionado à atividade.

    ResponderExcluir
  3. Eu marquei a C tbm, tem como montar recurso desta questão?

    ResponderExcluir
  4. Gabarito é a letra D, qual é a correção certa? no caso sendo a letra C, como fica o recurso?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir